Agência de Turismo GuiaFD

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Construção da Hidrelétrica de Xingó - Dicas GuiaFD

A empresa GuiaFD tem como objetivo a realização de sonhos e a possibilidade do enriquecimento cultural e mental. Sempre iremos buscar informações para incrementar o conhecimento. Com isso criamos a Dicas GuiaFD.

Construção da Hidrelétrica de Xingó 

A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada no Rio São Francisco, na divisa de Alagoas e Sergipe, próximo a cidade de Piranhas, Brasil. A barragem foi construída para navegação, abastecimento de água e geração de energia hidrelétrica, uma vez que suporta uma usina hidroelétrica com capacidade instalada de 3.162 megawatts. Foi construída entre 1987 e 1994 e o último de seus geradores foi comissionado em 1997.

Os estudos para a Barragem de Xingó foram feitos na década de 1950 e os contratos de construção só foram concedidos em 1982. A construção da barragem começou em março de 1987, mas foi interrompida em setembro de 1988 porque uma crise de dívida paralisou o financiamento. A construção foi reiniciada em 1990 e, em 1994, a barragem foi concluída. Em 10 de junho de 1994, a barragem começou a represar o rio quando seu reservatório começou a encher. Em 15 de novembro daquele ano, o reservatório atingiu seu nível máximo de 130 metros de cota. O primeiro gerador da usina foi comissionado em dezembro de 1994, os dois seguintes em 1995, mais dois em 1996 e o gerador final em agosto de 1997.

Fonte da pesquisa: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Xing%C3%B3


 

 

 


 

 

 


 


 

 

 

 

 


 

 


 


Vídeo Operação enchimento hidrelétrica de xingó:

 

A vida local antes da construção a hidrelétrica de Xingó:


Detalhes da Construção de Xingó


Retirada dos Artefatos Arqueológicos que ajudaram a criar o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX).

 


 

Conheça o MAX: https://dicasguiafd.blogspot.com/2023/01/museu-de-arqueologia-de-xingo-max.html 

Conheça o Mirante da Chesf parada obrigatória para quem vai fazer o passeio dos cânions do Xingó.

Local perfeito para apreciar a hidrelétrica, conhecer a maquete e receber orientações dos guias. Existe a possibilidade de visitação a hidrelétrica onde é cobrado um valor.


 


Visitação a hidrelétrica de xingó com o guia credenciado pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco)

 

 

Como chegar Mirante da Chesf: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais pesquisadas na Web